

Restauração
A restauração dental é uma técnica bastante falada, mas será que você realmente sabe tudo a respeito dela? É fácil ouvir os dentistas recomendando tal procedimento quando está com cárie ou um acidente acontece com algum de seus dentes, comprometendo tanto a estética quanto a sua função, mas você já parou para se perguntar como isso funciona na prática? Ou quais benefícios a restauração pode oferecer? Os tipos que existem, e também os tipos de materiais utilizados para isso? Confira tudo que você precisa saber sobre o assunto.
O que é restauração dental?
Esse procedimento é bastante comum e costuma ser recomendado em casos de cárie ou fratura (quebra do dente), pois a restauração consiste na reconstrução do dente e visa restabelecer tanto a forma quanto a função de cada elemento dental afetado. "O material para restauração desse dente dependerá muito da quantidade de estrutura perdida. Podendo ser resina composta, porcelana, entre outros.”, explica Dr. Lucas Armando.
Afinal, para que serve e como ocorre a restauração?
Tem gente que desconfia que a cárie possa fazer um verdadeiro estrago nos dentes, mas não deveria. Ela é perigosa mesmo! Se não for tratada a tempo, a situação pode ficar feia e levar à perda do dente. Felizmente, a restauração existe para ajudar nesses casos, e a cirurgiã-dentista Dra. Lorene Dornelas explica como: “O dentista faz um procedimento para remover a parte deteriorada do dente e preenche essa área com materiais específicos, a fim de impedir a entrada de bactérias e a deterioração do dente”. Além disso, Dra. Lorene também acrescenta que a restauração ajuda a prevenir uma deterioração posterior do dente. Mas vale ressaltar que todo o processo deve ser feito por um profissional capacitado, para garantir que será feito da maneira correta e o resultado será satisfatório.