top of page
Prótese

Normalmente quando uma pessoa perde um ou mais dentes, seja por causa de um acidente ou até mesmo decorrente de alguma doença, como a periodontite, é comum que a maioria dos especialistas indique a colocação da prótese dentária como tratamento. Isso é facilmente explicado porque, além de restabelecer a harmonia do sorriso e corrigir a deficiência estética que a falta de dentes provoca, ela é essencial para que a função mastigatória do paciente não seja comprometida. As próteses são indicadas para indivíduos que perderam um, alguns ou todos os dentes.


Existem diferentes tipos de próteses dentárias, e por mais que o paciente esteja ansioso para recuperar seus dentes o mais rápido possível, é fundamental passar por um processo de avaliação com um especialista antes. Dessa forma, o dentista poderá encaminhá-lo para a melhor forma de tratamento, e com as devidas orientações. Essa avaliação inicial é necessária porque cada tipo de prótese busca reparar problemas específicos. Ainda tem dúvidas, ne!? Então vamos explicar abaixo um pouquinho sobre alguns tipos de próteses.


Prótese Total Removível


Conhecida popularmente como dentadura, a prótese total removível é recomendada para casos em que houve perda de todos os dentes. 


A solução tem estrutura removível e dentes de resina mais resistentes e ganhou tecnologia com o passar dos anos. Hoje é cada vez mais elaborada, buscando inclusive reproduzir cor, formato e tamanho dos dentes naturais como também a cor da gengiva.


Prótese Parcial Removível

Esse tipo de prótese pode ser utilizado por indivíduos que possuem um número razoável de dentes remanescentes. Não há necessidade de extrair ou desgastar os dentes que ainda estão na boca. No entanto, a saúde desses dentes precisa ser levada em conta, pois eles servirão de apoio para a estrutura da prótese.


Prótese Parcial Fixa


Popularmente conhecida como “ponte” ou “coroa”, a prótese parcial fixa é indicada normalmente para pessoas que perderam um número pequeno de dentes naturais e que apresentam pelo menos dois elementos dentários que possam ser utilizados como suporte (um posterior e um anterior) ao local em que a prótese será instalada.  


Essas próteses tiveram uma grande evolução tecnológica. Com a descoberta de novos materiais estéticos, em alguns casos, é possível confeccioná-las com estruturas não metálicas, caso da zircônia, porcelana, cerômero e e-max, por exemplo. Sua durabilidade está ligada diretamente à técnica correta de confecção e material escolhido, mas depende de maneira significativa dos hábitos de higiene do paciente.


Prótese Sobre Implantes


Instalados diretamente sobre o osso da maxila ou da mandíbula, os implantes osseointegrados funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes e servem como suporte para a prótese, que pode ser parafusada ou encaixada em cima deles. 


Agora que já sabe um pouco sobre as principais próteses utilizadas, lembre-se sempre que cada caso é único e dependerá de uma avaliação e escolha criteriosa do dentista, para garantir o sucesso do tratamento.

Rua Mosenhor Gonzalez, 472 - Centro, Manhuaçu - MG.                     (33) 9 8751-6569
Rua Duque de Caxias, 331 - Boa Vista, Matipó - MG.                          (31) 9 9500-6494

Rua Abílio de Souza Portes, 17 - Centro, Luisburgo - MG.                       (33) 9 8703-5322

Av. Dr. José Grossi, 194, sala 1302, Guarapiranga, Ponte Nova - MG.   (31) 9 8708-4388

©2021 por OdontoLife. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page