top of page
Odontopediatria

Todo pai ou mãe se preocupa com a saúde de seu filho, e é normal que surjam algumas dúvidas ao longo do seu crescimento. Desde os cuidados com os primeiros dentinhos de leite até a troca para os permanentes, sempre vai ter algo a ser questionado.
Engana-se quem pensa que a odontopediatria se destina apenas às crianças pequenas. Essa especialidade também abrange uma área chamada hebiatria, que consiste no tratamento de adolescentes. 


Por se tratar de uma especialidade “integrada”, o cirurgião-dentista que trabalha nessa área realiza uma série de procedimentos que buscam tornar os sorrisos dos pequenos pacientes mais saudáveis. O profissional tem todas as técnicas de manejo comportamental que o permitem fazer um bom processo diagnóstico que geralmente consiste em: anamnese detalhada sobre o estado de saúde bucal e sistêmica do paciente, bem como histórico familiar e outras questões quanto à rotina em casa, exame físico (intra e extrabucal) e quando necessário exames complementares como radiografias ou tomografias (em raros casos), por exemplo.


Com que idade a criança pode começar a ir ao dentista?
   
De acordo com nossa Dra. Alyne, o recomendado é que o acompanhamento se inicie ainda na barriga da mãe, no pré-natal odontológico. Isso porque, após o nascimento, alguns neonatos são encaminhados com dias de vida para avaliação do frênulo lingual que pode interferir na amamentação. “Além disso, também recebemos muitos bebês para orientar os pais sobre bicos artificiais, cuidados pré-eruptivos e o que utilizar ou não para minimizar os desconfortos relacionados à erupção de dentes”, acrescenta.

Chupar dedo pode afetar a arcada dentária da criança?

O hábito de chupar o dedo é muito comum entre as crianças, mas é preciso ter certo cuidado com isso. Tanto a chupeta quanto o chupar dos dedos podem acarretar em uma má oclusão chamada de mordida aberta anterior. “Clinicamente, esse quadro é caracterizado pelo fato da criança sorrir e os dentes da frente não se "encostarem"”, explica. Quando isso acontece, é bem provável que a criança precise passar por um tratamento ortodôntico no futuro.

A partir de que idade a criança pode usar creme dental com flúor?

De acordo com a Dra. Alyne, o creme dental com flúor pode ser usado desde o nascimento do primeiro dente na boca da criança. “A quantidade para os bebês deve ser de 1 grão de arroz cru de pasta com pelo menos 1000 ppm de flúor”, orienta. As pastas de dente infantis normalmente tem um gostinho bastante agradável para o paladar dos pequenos, mas a transição para o creme dental “adulto” já pode ser feita a partir dos 6 anos de idade. Mas cuidado! Não deixa as crianças engolirem o creme dental, pois pode causar fluorose, que é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Este problema é desencadeado pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatômicos.


Gostou das informações? Lembre-se sempre de conferir sempre a saúde bucal do seu filhote e caso precise de ajuda, estamos à disposição!

Rua Mosenhor Gonzalez, 472 - Centro, Manhuaçu - MG.                     (33) 9 8751-6569
Rua Duque de Caxias, 331 - Boa Vista, Matipó - MG.                          (31) 9 9500-6494

Rua Abílio de Souza Portes, 17 - Centro, Luisburgo - MG.                       (33) 9 8703-5322

Av. Dr. José Grossi, 194, sala 1302, Guarapiranga, Ponte Nova - MG.   (31) 9 8708-4388

©2021 por OdontoLife. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page