
Limpeza Odontológica
A profilaxia dental - ou limpeza odontológica, como é popularmente conhecida - é uma das maiores responsáveis por evitar manchas, doenças e inflamações causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, tártaro e outras impurezas. Por isso, ela é tão importante quanto o hábito de escovar os dentes e passar o fio dental todos os dias.
Mas, afinal, o que é a profilaxia dental e como ela é realizada?
De maneira geral, a profilaxia dental nada mais é do que o procedimento de limpeza dos dentes. Segundo Dr. Lucas Armando, ela consiste em um conjunto de procedimentos para remover a placa bacteriana que se forma e se adere aos dentes, provocando inflamação gengival, propensão a lesões de cáries dentárias, tártaro e mau hálito. Na prática, esse processo pode ser feito de forma mecânica ou manual. “Na primeira, a limpeza é feita com o uso de ultrassom odontológico para a remoção da placa mais mineralizada, associado ao jato de bicarbonato para a remoção do biofilme que, além da adesão à superfície dos dentes, se acumula no limite próximo à gengiva. Já a maneira manual, é realizada através da raspagem com o uso de curetas periodontais”, explica o cirurgião-dentista.
Quais os benefícios em fazer a profilaxia dental regularmente?
Para a surpresa de alguns, os benefícios que podem ser adquiridos com a limpeza dos dentes são inúmeros. A profilaxia dental evita doenças periodontais e patologias que comprometem a saúde da gengiva e a inserção dos dentes, combate ao mau hálito e reduz os riscos de desenvolvimento de cáries dentárias e perdas dos dentes. Além disso, quando essa limpeza é feita em conjunto com uma rotina diária de cuidados bucais, é possível prevenir e tratar precocemente doenças.