



Clareamento Dental
Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso bem branquinho. Se esse for o seu caso, não há necessidade para maiores preocupações.
O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita de três formas distintas: no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira, ou uma combinação entre ambos. Esse tratamento ganhou muitos adeptos, afinal quem não sonha com um sorriso branquinho e livre de manchas? O clareamento dos dentes é um procedimento pouco invasivo e que pode ser justamente o que você está procurando para dar aquele up na autoestima!
Tipos de clareamento dental
Se você está pensando em deixar seus dentes ainda mais branquinhos, é sempre bom ficar de olho em todos os detalhes. O resultado do tratamento vai depender do tipo de técnica que foi utilizada, e principalmente se ele chegou a ser concluído da maneira correta. Muitos acham que é um procedimento rápido. Mas precisa de tempo para um clareamento eficaz e duradouro.
Clareamento Interno X Externo
A diferença entre eles é que o clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal. Dessa forma, a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional. "Pode ser rápido, de três a cinco consultas, quando a causa do escurecimento é uma hemorragia interna ou necrose da polpa; ou mais demorado, acima de 10 consultas, quando a causa é impregnação por iodo que alguns cimentos mais antigos para obturação de canal tinham na sua composição", explica Dra. Lorene Dornelas.
Clareamento No Consultório
Há também a opção de realizar o procedimento no próprio consultório com um cirurgião-dentista. É comum que os pacientes fiquem divididos na hora de escolher qual é a melhor opção, mas a verdade é que para se obter bons resultados é necessário fazer um planejamento prévio, avaliando o caso e definindo a melhor técnica.
Combinação Entre os Dois Tratamentos
Além das opções acima, também é possível fazer uma combinação entre o clareamento caseiro e o realizado em consultório médico. Essa combinação normalmente é indicada em casos onde o paciente procura mais rapidez no processo, ou quando o clareamento não está acontecendo conforme o previsto. Independente disso, é um procedimento que tem resultado rápido e satisfatório.
Sensibilidade Dentária e Clareamento
Aquela dorzinha aguda ao consumir alimentos com temperaturas muito extremas é um dos sintomas da sensibilidade dentária, condição bastante comum e que pode ser uma consequência do clareamento dental. Pois o processo para embranquecer os dentes é o reflexo de uma reação química de oxidação.
Como Aliviar o Incômodo Após o Clareamento
Quando o clareamento é a causa da sensibilidade, mudar a concentração do gel regenerador é a melhor solução. Basta adequar a concentração correta de gel clareador para cada caso e lançar a mão de gel regenerador diário, eliminando ou reduzindo consideravelmente a sensibilidade dentária. O creme regenerador possui componentes à base de potássio, que são substâncias capazes de “cortar” a resposta dolorosa enviada ao cérebro. Além disso, é importante destacar que ele deve ser utilizado diariamente, até terminar o tratamento.
Pronto! Agora que já sabe bastante sobre clareamento, que tal deixar esse sorriso branquinho?