


Aparelho Ortodôntico
Usar aparelho está longe de ser o sonho de alguém, ou melhor, algumas pessoas realmente sonham em usar aparelho! Esse tipo de tratamento muitas vezes é necessário, e não somente por uma questão estética, mas de saúde. Normalmente é indicado para pacientes que precisam melhorar problemas relacionados à arcada dentária, como dentes tortos e/ou desalinhados. A má oclusão pode trazer diversas consequências para o paciente, desde meras dores de cabeça até disfunções nas articulações da mandíbula, e para evitar que esse tipo de situação aconteça, os aparelhos são uma ótima alternativa. Fora que há casos em que o uso do aparelho é essencial, como explica o ortodontista Dr. Luiz Henrique: “Dentes apinhados (tortos) trazem maior dificuldade de higienização, e com isso maior risco ao aparecimento de cáries e doenças gengivais”.
O tempo de tratamento pode variar, mas vale a pena.
Como cada caso é um caso e possui suas próprias especificidades, não é possível determinar um tempo mínimo ou máximo para que o tratamento seja finalizado - até mesmo porque muitas vezes depende principalmente do próprio paciente para que o tempo seja reduzido ou aumentado. Por isso, alguns casos às vezes levam mais tempo do que o esperado, como explica a ortodontista Dr. Janaína Albuquerque: “Quanto mais severa a má oclusão, maior poderá ser o tempo necessário para sua correção”.
Tipos de aparelhos
Aparelho fixo metálico - Indicado para a maioria dos tratamentos de desalinhamento dentário, esse provavelmente é o tipo mais comum de aparelho ortodôntico. Formado por fios, bandas e bráquetes (além das famosas borrachinhas coloridas), o aparelho fixo metálico traz resultados bastante eficazes e hoje em dia esse tipo de aparelho já não apresenta mais tanto desconforto para os pacientes como antigamente.
Aparelho fixo estético - Muito semelhante ao aparelho fixo metálico, esse modelo possui a parte dos bráquetes constituídas por materiais como policarbonato, porcelana ou safira. Sendo os de porcelana os que utilizamos em nossos consultórios. Com ele procuramos manter a parte estética da melhor maneira possível, sem fazer grandes interferências como o metálico. Isso é possível porque ele é composto por materiais transparentes ou brancos, que permitem que o visual dos dentes não fique tão comprometido.
Aparelho autoligado - Apesar de ser confeccionado com material metálico, esse modelo de aparelho dispensa o uso das temidas borrachinhas coloridas, que é um dos maiores motivos para que muitas pessoas fujam do fixo metálico. Esse acessório se torna desnecessário porque, no modelo autoligado, o fio ortodôntico passa a ser preso diretamente no bráquete, deixando o aparelho com um aspecto mais discreto. Além disso, os bráquetes também são menores do que os utilizados no aparelho tradicional. Devido à tecnologia presente nesse tipo de aparelho, o tratamento tende a ser mais rápido.
Alinhadores estéticos - Considerado um dos modelos mais modernos atualmente, o aparelho alinhador também é conhecido como aparelho invisível. Isso acontece porque a sua produção é feita com o auxílio de modernos softwares que especificam todas as medidas da arcada dentária, permitindo que seu encaixe seja praticamente perfeito e tornando seu uso imperceptível.
Aparelho móvel - Após a retirada do aparelho fixo, normalmente o especialista costuma recomendar o uso de aparelho móvel a fim de manter o resultado obtido no tratamento, servindo como uma contenção para possíveis desalinhamentos dentários. Por isso, seu uso deve ser constante e de acordo com o tempo indicado pelo ortodontista.
Pronto! Agora que sabe bastante sobre aparelhos odontológicos, vamos deixar esse seu sorriso ainda mais bonito?